Recife homenageia ato heróico do prático Nelcy da Silva Campos

Herói Pernambucano

A Câmara Municipal do Recife rea­li­za­rá uma home­na­gem pós­tu­ma ao prá­ti­co Nelcy da Silva Campos em ses­são sole­ne nes­ta quin­ta-fei­ra, às 15h30, pelo seu ato heroi­co em prol da cida­de e de seus habitantes.

No dia 12 de maio de 1985, o prá­ti­co evi­tou uma gran­de tra­gé­dia ao rebo­car para lon­ge da cos­ta o navio Jatobá, que pegou fogo no Porto do Recife e cujas cha­mas ame­a­ça­vam explo­dir o Parque de Tancagem do Brum, onde esta­vam arma­ze­na­dos 153 mil metros cúbi­cos de pro­du­tos infla­má­veis. De acor­do com os téc­ni­cos, uma explo­são no local des­trui­ria toda a área num raio de cin­co quilô­me­tros, atin­gin­do os bair­ros de Santo Antônio, Recife Antigo, Boa Vista, Brasília Teimosa e Pina. Nelcy fale­ceu em 1990.

No even­to tam­bém será anun­ci­a­da a reco­lo­ca­ção do bus­to em home­na­gem ao “Herói Pernambuco Contemporâneo”, fei­to pelo artis­ta Demétrio Albuquerque, no novo ter­mi­nal Marítimo do Recife no pró­xi­mo mês.

Atuação recente

No dia 2 de abril de 2015, situ­a­ção seme­lhan­te ocor­reu em Santos e teve papel impor­tan­te dos prá­ti­cos. A Praticagem de São Paulo come­çou a se movi­men­tar logo após o iní­cio do incên­dio que atin­giu a área indus­tri­al da Alamoa, em Santos, ime­di­a­ta­men­te detec­ta­do pelas câme­ras do Centro de Coordenação, Comunicações e Operações de Tráfego da Praticagem (C3OT) e obser­va­do por um prá­ti­co que mano­bra­va um navio nas pro­xi­mi­da­des. O C3OT pas­sou a moni­to­rar a situ­a­ção e infor­mou as auto­ri­da­des com­pe­ten­tes de que, naque­le momen­to, três navi­os esta­vam atra­ca­dos nos ter­mi­nais pró­xi­mos, em situ­a­ção de ris­co. A mai­or pre­o­cu­pa­ção era com o navio Guanaco, car­re­ga­do de gás buta­no e meta­nol, subs­tân­ci­as que pode­ri­am entrar em com­bus­tão somen­te com o calor do incêndio.

A par­tir do conhe­ci­men­to do fato, a Sala de Crise do C3OT foi ati­va­da e prá­ti­cos foram con­vo­ca­dos para rea­li­zar as mano­bras de emer­gên­cia, de for­ma gra­tui­ta pela Praticagem de São Paulo. Ao mes­mo tem­po, os ser­vi­ços de rebo­ca­dor e amar­ra­ção foram aci­o­na­dos e, em menos de 45 minu­tos, os prá­ti­cos subi­ram a bor­do e rea­li­za­ram as mano­bras com exce­lên­cia afas­tan­do o perigo.